quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vídeo Aula 21 - EDH na sala de aula

A EDH tem o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, para que de forma transversal e interdisciplinar, os alunos passem a protagonizar o processo de ensino-aprendizagem. Adotar metodologias ativas para que tal aprendizagem ocorra, é uma possibilidade para que os alunos construam o conhecimento, socializando suas vivências e bagagens, expressando-se para manifestar suas ideias.
A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia em que o aluno protagoniza seu próprio aprendizado, sendo que não se tem apenas os conteúdos escolares como prioridade, uma vez que além de adquirir informações curriculares, o aluno desenvolve diversas atitudes e competências transversais.
Dessa forma, apresenta-se um filme e três livros que podem auxiliar na elaboração de projetos baseados na criação de situações problemas, para que, enquanto sujeitos ativos, os educandos formulem hipóteses, busquem soluções e construam o conhecimento de forma democrática e efetiva.



Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII, um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.






Nenhum comentário:

Postar um comentário