quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vídeo Aula 22 - Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade


O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. 
(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf).


A inclusão consiste em um movimento que visa o à educação e tem como princípio o respeito à diferença humana. Esse direito se intensificou a partir da década de 90, no Brasil, quando começou a desenvolver-se o movimento de educação inclusiva, por meio da Constituição de 1988 e da LDB 9394/96.
O conceito/paradigma de inclusão é voltado às necessidades educacionais específicas dos alunos e tem o objetivo de possibilitar uma prática pedagógica baseada na diferença, na adequação do contexto escolar, de forma que a educação não seja mais padronizada e esses alunos se sintam realmente parte da escola.
www.observatoriodaeducacao.org
No Brasil, em 2008, iniciou-se uma nova etapa na educação inclusiva, pois  se estabeleceu a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com emprego transversal e definição de seu público alvo. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO
Dessa forma, a educação especial tem a incumbência de proporcionar atendimento escolar especializado, complementar ou suplementar à escolarização dos alunos, além de promover acessibilidade ao currículo em quatro dimensões:
  • Acessibilidade arquitetônica
  • Acessibilidade na comunicação
  • Acessibilidade pedagógica
  • Acessibilidade nas tecnologias de informação e comunicação
As ações de acessibilidade devem estar vinculadas à necessidade específica dos alunos, para que estes possam sejam efetivamente inseridos no ambiente escolar.


O artigo abaixo apresenta uma abordagem sobre a acessibilidade em instituições educacionais:
 http://www.partes.com.br/educacao/acessibilidade.asp

blog.isocial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário